sábado, 5 de fevereiro de 2011

A Rede Social




Mark Zuckerberg, criador do Facebook, pode ser descrito por apenas três adjetivos por quem assista ao filme e conheça a história, inteligente, oportunista e traiçoeiro, sendo o mesmo descrito no filme como alguém quase sem emoções, que só se importa com o site de relacionamentos que ele criara, o Facebook, originalmente chamado de Thefacebook.
O filme, brilhantemente conduzido por David Fincher e indicado a oito Oscares (incluindo melhor filme e melhor diretor), segue Mark desde a criação do site até o momento em que Eduardo (que antes era seu melhor amigo) lhe processa para ter reconhecido o fato de ser co-criador do Facebook (para os que não sabem, Eduardo Saverin, co-criador do site é brasileiro).
A personagem de Mark (interpretado por Jesse Eisenberg) é descrita no filme como sendo absolutamente infiel, logo no início do filme ele arquiteta uma cruel vingança para sua ex-namorada, no decorrer do filme descobrimos fatos como, a ideia do Facebook não foi de Mark e sim dos irmãos Winklevoss, Mark simplesmente se apropriou da ideia e não deu os devidos créditos aos criadores, esse fato mais tarde motivaria um processo judicial por parte dos irmãos Winklevoss que também é mostrado no filme.
Outro com a qual Mark é infiel é com seu melhor amigo, Eduardo, que inicialmente tinha 30% da ações do Facebook, e após a trama de Mark passou a ter 0,3% das ações e o não reconhecimento como co-criador do Facebook. Motivo pela qual Eduardo lhe processa.
A trilha sonora do filme, apesar de discreta, merece destaque por sempre entrar na hora certa e expressar com exatidão o que Mark sente. As atuações foram excepcionais, especialmente a de Jesse. E, por mais que vagamente, a história se assemelha a de Cidadão Kane, um empresário que começa sua carreira com empolgação e termina a história sozinho e desejando a simplicidade da sua vida antes da fortuna,(o que expressava esse desejo no caso de Kane era o trenó de sua infância, no caso de Mark, o fato de ele, no final do filme, desejar ter a amizade de sua ex-namorada de volta).
Em resumo, a última frase do filme, dita por uma das advogadas de Mark, resume bem sua trajetória e o sentido da trama: “você não é um idiota Mark, só faz tudo para ser um”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário