O cinema foi uma das últimas artes a surgir, mas nem por isso é menos interessante ou fascinante do que as demais. Neste blog analisarei diversos filmes de diversos gêneros que nos entretém desde os tempos dos irmãos lumière até os dias de hoje.
sábado, 5 de fevereiro de 2011
A Rede Social
Mark Zuckerberg, criador do Facebook, pode ser descrito por apenas três adjetivos por quem assista ao filme e conheça a história, inteligente, oportunista e traiçoeiro, sendo o mesmo descrito no filme como alguém quase sem emoções, que só se importa com o site de relacionamentos que ele criara, o Facebook, originalmente chamado de Thefacebook.
O filme, brilhantemente conduzido por David Fincher e indicado a oito Oscares (incluindo melhor filme e melhor diretor), segue Mark desde a criação do site até o momento em que Eduardo (que antes era seu melhor amigo) lhe processa para ter reconhecido o fato de ser co-criador do Facebook (para os que não sabem, Eduardo Saverin, co-criador do site é brasileiro).
A personagem de Mark (interpretado por Jesse Eisenberg) é descrita no filme como sendo absolutamente infiel, logo no início do filme ele arquiteta uma cruel vingança para sua ex-namorada, no decorrer do filme descobrimos fatos como, a ideia do Facebook não foi de Mark e sim dos irmãos Winklevoss, Mark simplesmente se apropriou da ideia e não deu os devidos créditos aos criadores, esse fato mais tarde motivaria um processo judicial por parte dos irmãos Winklevoss que também é mostrado no filme.
Outro com a qual Mark é infiel é com seu melhor amigo, Eduardo, que inicialmente tinha 30% da ações do Facebook, e após a trama de Mark passou a ter 0,3% das ações e o não reconhecimento como co-criador do Facebook. Motivo pela qual Eduardo lhe processa.
A trilha sonora do filme, apesar de discreta, merece destaque por sempre entrar na hora certa e expressar com exatidão o que Mark sente. As atuações foram excepcionais, especialmente a de Jesse. E, por mais que vagamente, a história se assemelha a de Cidadão Kane, um empresário que começa sua carreira com empolgação e termina a história sozinho e desejando a simplicidade da sua vida antes da fortuna,(o que expressava esse desejo no caso de Kane era o trenó de sua infância, no caso de Mark, o fato de ele, no final do filme, desejar ter a amizade de sua ex-namorada de volta).
Em resumo, a última frase do filme, dita por uma das advogadas de Mark, resume bem sua trajetória e o sentido da trama: “você não é um idiota Mark, só faz tudo para ser um”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário