terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Cidadão Kane


No ano de 1942, Cidadão Kane, filme considerado a obra prima do jovem prodígio Orson Welles, foi indicado a nove Oscares; porém no dia da premiação, levou apenas um, o de melhor roteiro, perdendo na categoria de melhor filme para Como Era Verde Meu Vale. Mas hoje isso pouco importa, a maioria dos críticos renomados tem como consenso que Cidadão Kane é um dos melhores filmes da história, se não o melhor.
Em 1938, Orson Welles já dava dicas de sua genialidade ao narrar uma invasão marciana a terra como se tudo fosse, verdade, o que gerou pânico entre os americanos por várias horas e obrigou as autoridades a intervir na transmissão. Os estúdios RKO se interessaram naquele que parecia uma promessa e contrataram Welles para compor sua obra prima. E ele não decepcionou, novas formas narrativas (como o fato de o filme começar com a morte de Kane), os enquadramentos de câmera, a direção fotográfica, além dos planos e ângulos inusitados e o roteiro lotado de flashbacks acabaram por revolucionar a estética do cinema e a ditar regras aos filmes que viriam a seguir.
O filme retrata a jornada de um jornalista em busca do significado da última palavra de Kane, “Rosebud”, mostrando a vida que Charles Foster Kane levara, como um grande magnata da imprensa que concorrera a governador, mas perdera, e que sempre teve uma vida pessoal conturbada, somente através de flashbacks.
Neste ponto o filme causou polemica pois vários pontos da vida de Kane se assemelhavam ao do magnata da imprensa William Randolph Hearst, que, não querendo ser retratado como um candidato a governador derrotado, que teve um caso extra conjugal escandalizado e que terminaria a vida sozinho em seu palácio desejando de volta a simplicidade de sua infância (Rosebud era um trenó na qual ele brincava antes) fez tudo que pôde para sabotar a distribuição do filme (o que de fato o prejudicou).
Apesar de tudo, Cidadão Kane é inegavelmente uma obra marcante que merece ser apreciada como um dos melhores frutos já colhidos na árvore cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário