quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Fases do Cinema- Western

O western foi um gênero cinematográfico americano baseado no passado da própria América, que, além de ajudar a entender a mentalidade do povo americano, nos ajuda a entender a própria historia do cinema.
O Western foi um estilo de data abrangente; começou por volta de 1903 com O Grande Roubo do Trem (Edwin Porter) e na opinião de alguns críticos, dura até hoje. Porem há de se reconhecer que o gênero perdeu sua força com o passar do tempo, e trato aqui por western os filmes realizados desde o começo do século passado até o começo da década de 1970, quando a “era de ouro” do gênero acabou.
Cena de O Grande Roubo do Trem (1903, Edwin Poter).
Os filmes retratam um período entre 1830 e 1890, quando ocorreu o processo de expansão do território americano rumo à oeste e a luta contra tribos indígenas que os habitavam.
Várias regras e recursos básicos da linguagem cinematográfica foram introduzidos a partir dos filmes western. D. W. Griffith, por exemplo, passou a utilizar em seus filmes como Fighting Blood (1911), a montagem paralela e o close up. 
Outro cineasta da época que inovou foi Thomas H. Ince, com filmes como The Battle of Gettysburg (1913), onde enfatizou a importância do roteiro de filmagem, em que havia uma descrição dos cenários, dos gestos das personagens, separação das partes dos filmes por cenas, entre outras inovações que contribuíram para a ampla utilização do uso do roteiro durante as filmagens.
                 Os enredos dos filmes geralmente giravam em torno do herói, o cowboy. Ele surge como agente restaurador da ordem e possui um firme código de honra (que sempre esteve em sintonia com os ideais americanos). Em geral, os filmes também apresentavam alguns personagens clichês como a garota de bom coração, o xerife covarde, um alcoólatra, etc. Tudo agia de modo a expressar oposições, como o índio/bandido contra o cowboy, a ordem e a desordem, mas principalmente, simbolizava o avanço da civilização sobre a natureza e o oeste selvagem ( que pode ser comparado na vida real com o imperialismo americano).
Jonh Wane, ator ícone do gênero, em O Homem Que Matou o Facínora (1963, Jonh Ford).
Quase nenhum gênero/estilo teve tanta duração quanto o western, nos mais de 50 anos em que durou a “era de ouro” diversos bons filmes foram produzidos e diversos bons diretores foram revelados ao público, entre eles: George Stevens, com Os Brutos Também Amam (1953), Nicholas Ray com Johnny Guitar (1954), e William Wyler com O Galante Aventureiro (1940).
Aquele porém, que conseguiu mais destaque foi Jonh Ford, diretor de diversos clássicos como Paixão de Fortes (1946), No Tempo Das Diligências (1939), além daquele que viria a ser o prenuncio do fim da era de “ouro do western”, O Homem Que Matou o Facínora (1963).
Entre os final do anos 60 e inicio da década de 70 o gênero entrou em decadência. Muitos dos aspectos e convenções do western foram incorporados a outros gêneros ( como a ficção ciêntifica de Star Wars), porém, o western em si não já não era capaz de acompanhar os valores da sociedade americana e tornou-se obsoleto, contudo, a magia dos filmes clássicos do gênero jamais será esquecida e continuará servindo de inspiração para novos cineastas; assim como os filmes clássicos irão continuar encantando plateias de todo o mundo por muitas gerações.  
 Curiosidades: Jonh Wane(foto), ator participou de diversos filmes do gênero, principalmente em filmes de Jonh Ford, como No Tempo das Diligências, tornou- se praticamente um ícone do estilo western. Outra, o plano americano, em que o enquadramento mostra desde pouco abaixo da cintura até um pouco acima da cabeça dos atores, foi criado nos filmes do gênero, já que era necessário mostrar os cowboys sacando as armas do cinto.

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