domingo, 10 de abril de 2011

Circulo de Fogo



Podendo ser considerado um dos filmes de guerra mais espetaculares já produzidos, ele consegue atingir um equilíbrio raro entre ter uma história ótima e ao mesmo tempo uma situação, um espaço e os personagens mais adequados possíveis.
O filme mostra com total verossimilhança a batalha de Stalingrado, ocorrida entre 1942 e 1943 que opôs alemães nazistas e o exército soviético. A batalha terminou com a vitória soviética.


No decorrer da trama acompanhamos a jornada de Vasili Zaitsev, um sniper russo muito hábil com seu rifle, infligindo assim pesadas baixas nas tropas alemães. Logo Vasili é usado pelo comissário politico Danilov como arma de propaganda para levantar o moral dos soldados russos, os dois, porém se apaixonam pela mesma garota, Tania Chernova, o que provoca divergências entre os dois; para piorar, os alemães, cientes da força moral que Vasili dava aos soviéticos convocam um de seus melhores snipers, o major Konings, para caçar e matar Vasili, e é assim que o filme segue, com Vasili tendo que lutar com um inimigo dos dois lados em meio a mais sangrenta batalha da história da humanidade.

O diretor do filme, Jean-Jacques Annaud, consegue captar o máximo de cada cena, mostrando seu talento ao conseguir mostrar as emoções intimas dos personagens e ao mesmo tempo a imensidão e a barbaridade que foi a batalha de Stalingrado. Para se ter uma ideia da proporção que as filmagens tiveram, a equipe teve que reconstruir a Stalingrado em ruinas (e o resultado impressiona como podemos ver no filme).


Outra coisa que chama a atenção é o impressionante jogo de gato e rato que ocorre na história, em que uma batalha entre duas nações se transforma em uma batalha entre dois homens. Mas o que realmente importa no filme é que ele consegue nos transmitir uma mensagem tão importante e que às vezes parecemos esquecer; pois ao mostrar o duelo entre dois homens e ao mesmo tempo a imensa batalha, temos uma ideia de toda a destruição e mortes causadas por uma guerra, e no caso especifico desta guerra, o que impressiona é o valor tão baixo que cada vida humana parece ter. Este na minha opinião, é o grande mérito do filme, mostrar o que ocorreu para que não ocorra de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário