quarta-feira, 16 de março de 2011

O Guia do Mochileiro das Galáxias




O filme, baseado na série de livros de Douglas Adams e é inteligentemente conduzido por Garth Jennings, narra a história de Arthur Dent, um britânico que adora chá, tem a casa destruída para a construção de um desvio e logo depois foge para uma espaçonave com Ford Prefect (que na verdade é um alienígena) pouco antes da Terra ser destruída para a construção de uma via intergaláctica, lá eles encontram Trillian, o amor de Arthur, Zaphod, o extravagante presidente da galáxia, e o hilário Marvin, que é um robô maníaco depressivo. E durante toda a jornada, Arthur conta com O Guia do Mochileiro das Galáxias, uma espécie de enciclopédia universal.


Jutos, eles partem em direção ao planeta Magrathea para tentar descobrir a resposta para a questão fundamental da vida, do universo e tudo mais (um supercomputador que aparece no filme afirma que a resposta é 42).
O filme funciona não exatamente por causa de sua história ou de sua produção, o que o torna especial é seu humor inteligente e crítico sobre vários aspectos da sociedade (especialmente politica), sendo essa crítica universal (vai me dizer que ao ver os Vogons você não os liga à alguns políticos?). Um exemplo disso são as pás do mundo dos Vogons que não gostam de ideias, toda vez que alguém tem uma ideia ou uma teoria elas sobem da terra e lhe acertam o nariz, é com tiradas como essa que o filme se sustenta e mantem o expectador até o final. A verdade é que, apesar da história se passar no espaço, tudo não passa de uma grande sátira da vida na Terra.
PS: Destaque também para os bordões que aparecem no filme como “Tudo o que você precisará quando o universo acabar é de uma toalha”, “Não entre em pânico” e “Amor, evite se possível”.

2 comentários:

  1. Acho esse filme genial! Apesar de cansativo em alguns momentos - os vogons aparecem mais do que eu gostaria (mas acredito que seja proposital)- adoro as sacadas que ele apresenta, a visão satírica dos problemas da humanidade... Enfim, muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Aluguei o livro acho fantastico essa história!!

    ResponderExcluir