quarta-feira, 2 de março de 2011

O Gabinete Do Doutor Caligari





Consta no livro “Cem anos de cinema” da Folha, que trata sobre filmes que marcaram o cinema mundial, no capitulo sobre Cidadão Kane há o seguinte trecho: “ Welles (Orson Welles) (...) estudou com afinco o clássico do expressionismo alemão , O Gabinete do Doutor Caligari...”, isto antes de compor sua obra prima, sendo que anteriormente no mesmo livra há um capitulo somente para o filme, mas a final, o que torna esse filme tão especial para o cinema?
Caligari foi lançado em 1920; e como eram os filmes daquela época? Geralmente comédias curtas ou registros de cenas do dia-a-dia, (o que equivaleria ao jornal nacional de hoje era exibido nos cinemas). O cinema era visto pelos intelectuais e pessoas mais estudadas como uma atração para o povo, a manifestação menor da inteligência nas artes.




Eis que surge Caligari, com uma trama ousada com direito a flashbacks e viradas, o filme passava a exigir raciocínio por parte do expectador. Outro ponto que marcou o filme foram os cenários, todos pintados e distorcidos, por uma razão que o expectador só descobre qual é no final. A linguagem em geral que fora usada no filme revolucionou o cinema da época e viria a influenciar boa parte dos filmes que viriam depois, nascia o expressionismo alemão. A genialidade deste filme porém, não conseguiu ser captada pelos remakes feitos posteriormente, não importava, a história de um um mago que usa um sonâmbulo para cometer assassinatos já havia sido magnificamente mostrada neste filme, pode-se considerá-lo o primeiro filme com uma trama genial da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário