domingo, 29 de maio de 2011

Pulp Fiction- Tempo de Violência


Adorei esse filme na primeira vez que o vi, este já é o segundo filme de Tarantino que comento aqui e devo admitir que é meu favorito, os elementos nele contidos nos entusiasmam de tal forma que mesmo contendo cenas de mau gosto, você fica preso a ele.

Um dos detalhes que logo no início chamam a atenção é a trilha sonora extremamente apropriada (elemento que se repete em vários dos filmes de Tarantino), bem característica da cultura pop. Os diálogos memoráveis são uma atração a parte, um dos mais notórios é o trecho da bíblia que o personagem Jules Winnfield pronuncia antes de atirar em suas vítimas.

A trama acompanha a história de dois matadores de aluguel, Vincent e Jules, fazendo um serviço para seu patrão Marsellus Wallace. No decorrer da história são adicionados personagens importantes como Mia Wallace, mulher de Marsellus, e o boxeador Butch Coolidge.

O humor negro da trama pode até desagradar a alguns, mas misturado aos demais elementos do filme, como por exemplo as atuações (foi este filme que reavivou a carreira de John Travolta, além de mostrar o talento de Uma Thurman e Samuel L. Jackson) funciona muito bem, a violência contida no filme não ofusca a vivacidade da história, ao contrário, colabora. Outro fator que merece destaque na trama foi a linha narrativa escolhida, que conta de forma embaralhada a história de vários personagens.

Em suma, um dos melhores filmes da década de noventa, que mistura e faz boas referências ao cinema oriental, além do cinema Europeu da mesma época.

PS: Próximo filme de Tarantino sairá em 2012, seu titulo será: Django Unchained.

Um comentário: