domingo, 22 de janeiro de 2012

Fases do Cinema - Expressionismo Alemão

Antes de qualquer coisa, é melhor que fique claro do que e trata o expressionismo alemão. Denomina-se expressionista um conjunto de filmes produzidos na Alemanha na década de 1920, fortemente influenciados no aspecto visual expressionismo que se manifestava em outras artes, especialmente a pintura. Este movimento é caracterizado por ressaltar as experiências emocionais do artista, e como na época, a Alemanha vivia um momento difícil (derrota na 1° guerra mundial, crise econômica no país) estes sentimentos geralmente eram pessimistas.
Cena de O Gabinete do Doutor Caligari.
                O filme que iniciou este movimento na 7ª arte foi O Gabinete do Doutor Caligari (1920) de Robert Wiene, que, com sua atmosfera misteriosa e sombria, cenários que pareciam ter saído de um sonho (eram pinturas expressionistas) e seu roteiro imprevisível, revolucionou a forma como o cinema era visto (mais detalhes sobre o filme aqui).
                Caligari deu o pontapé para uma serie de filmes, que tinham como característica a expressividade dos cenários, o tratamento diferente da luz, maquiagem e figurino, além da morbidez dos temas abordados nos filmes.
Cena de Nosferatu: Uma Sinfonia do Horror. 

                Nosferatu: Uma Sinfonia do Horror (1922, F.W.Murnau), O Gabinete das Figuras de Cera (1924, Paul Leni) e Dr. Marbuse: O Jogador (1922, Fritz Lang) são exemplos de produções deste estilo que frequentemente apresentava a impressão de que uma pintura expressionista havia conseguido vida. Também é importante notar que o público passou a olhar para o cinema de forma diferente, pois, como Caligari, os filmes passaram a contar com uma estrutura narrativa mais complexa, que exigia do espectador algum raciocínio para compreender a história.
                Por fim, é interessante citar o ponto de vista de Siegfried Kracauer, autor do Livro De Caligari a Hitler: Uma História Psicológica do Cinema Alemão (1947), em que ele defende que  os filmes refletem a alma de uma nação e que toda a atmosfera negra que envolvia os filmes expressionistas ajudaria a compreender o nazismo e as atrocidades cometidas pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Infelizmente, parece que kracauer estava certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário