segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Fases do Cinema – Primeiro Cinema

Cenas da chegada do trem na estação dos Irmão Lumière
Apesar das controvérsias, oficialmente a história do cinema começa com a exibição pública de filmes dos irmãos Lumière, em 1895, no Grand Café, em Paris. Daí para a frente, o cinema passou por diversas épocas, fases e escolas. Hoje, analisarei a primeira delas, a fase do primeiro cinema, que vai de sua criação em 1895 até meados da década de 1910.

Essa fase é caracterizada por um cinema dependente de outras atrações, como bares, circos vaudeviles (algo como casa de shows), etc.  Além disso, a linguagem cinematográfica era muito primitiva, não havia roteiros com histórias complexas, a maioria das histórias eram perseguições ou piadas curtas, ou então imagens cotidianas como um trem chegando na estação;  a câmera geralmente era posicionada longe da situação filmada e não havia muita noção de linearidade.

Mas aos  poucos a linguagem cinematográfica foi se desenvolvendo. Realizadores como D.W. Griffith (um dos entusiastas da montagem paralela/alternada, em que a narrativa mostra diferentes situações simultâneas, e realizador de filme como O Nascimento de Uma Nação) ajudaram nesse progresso. Além disso, cineastas futuramente consagrados estrearam nesse período, como Charles Chaplin.
D.W. Griffith
 Por volta do final da década de 1910, o cinema já havia desenvolvido um certo código próprio e deixou de ser dependente de outras atrações, passou a ser a atração em si com o surgimento das primeiras casas de exibição. Porém, ainda faltava ao cinema algo mais, à época, o cinema ainda não possuía o status de arte, este só seria alcançado na fase seguinte do cinema, o expressionismo alemão. 

2 comentários:

  1. Boa noite Alexandre,
    Gostei muito de seu post sobre cinema. Estou sempre à procura de bons textos para publicar em meu Blog.
    Gostaria de saber se posso publicar seus textos. Conheça meu espaço http://galeriagrazinigoes.blogspot.com
    Aguardo seu contato.
    Atenciosamente,
    Leandro Pinho

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do blog e estou acompanhando aqui a história desta arte incontestável.. o cinema!
    Abraços!

    ResponderExcluir