quinta-feira, 5 de julho de 2012

No Tempo das Diligências


John Wayne e Claire Trevor.
O que mais me impressionou ao terminar de assistir No Tempo das Diligências foi estar ciente de que, à época, o gênero western estava decadente, não havia interesse por parte do público nem das produtoras. Este filme de John Ford tratou de mostrar o quão empolgante estes filmes podem ser e reviveu o gênero.
A película de fato merece o status de clássico que possui. John Wayne(ator preferido de Ford) aparece para o grande público em uma ótima atuação como o cowboy Ringo Kid. Além dele, os hilários Thomas Mitchell (como o bêbado Dr. Boone) e Andy Devine (como o covarde cocheiro Buck), além de Claire Trevor (como a corajosa Dallas) completam o excelente elenco do filme, que também tem como mérito conseguir trabalhar bem as personalidades de todas as personagens sem ser superficial.
Cena de enfrentamento com os apaches.
Percebe-se também que o filme estabelece (ou populariza) alguns clichês do western, tal como a “chegada da cavalaria”, e os duelos de rua em que os inimigos caminham de lados opostos da rua em direção um ao outro.
             John Ford foi criativo no que se refere à câmera, com ângulos inusitados; foi também na iluminação, apropriada para as situações emocionais das cenas. Apesar de sua qualidade, infelizmente o filme só ganhou um Oscar (ator coadjuvante, para Thomas Mitchell). Percebendo o erro/injustiça, dois anos depois, a academia encheria de Oscars o sofrível Como Era Verde o Meu Vale em detrimento de Cidadão Kane.